PROJETO CAMPANHA DE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS

A higienização das mãos é conhecida e praticada mundialmente como uma medida primária adotada pelo controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. Por esse motivo, tem sido considerada como um dos pilares da prevenção e controle de infecções dentro dos serviços de saúde.

A Campanha de Higienização das Mãos foi desenvolvida através da necessidade de aumentar a adesão dos profissionais à prática da higienização das mãos de forma constante na rotina diária, estimulando essa prática nos serviços de saúde, atendendo às exigências legais, éticas e contribuindo para a melhoria da qualidade no atendimento e assistência ao paciente.

 

As vantagens destas práticas são inquestionáveis, desde a redução da morbilidade dos pacientes até a redução de custos associados ao tratamento dos quadros infecciosos.

De acordo com o manual “Segurança do Paciente - Higienização das Mãos”, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa/MS), os produtos alcoólicos são mais efetivos na higienização das mãos de profissionais de saúde, quando comparados aos sabonetes comuns ou sabonetes associados a antissépticos.

COMO FUNCIONA

Em parceria com as Instituições, realizamos a Campanha de Higienização das Mãos com o objetivo de informar e conscientizar os profissionais da área da saúde sobre a importância dos cuidados preventivos quando o assunto é transmissão de microrganismos através do contato durante a assistência prestada aos pacientes.

São disponibilizados Bonecos Mascotes do Purell e Tags de Álcool em Gel para que os profissionais possam participar da ação conscientizadora e propagar a importância da Higienização das Mãos.