Higienização das Mãos à Base de Álcool | Blog CNPH




HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS

Por • 12 de Abril de 2017 • Sem Comentários

Soluções Alcoólicas para antissepsia cirúrgica das mãos

A higienização das mãos é uma das diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a segurança do paciente quanto aos cuidados na prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. É uma medida considerada simples e importante para reduzir a transmissão de microorganismos e, consequentemente, os índices de infecções hospitalares.

higienizacao-das-maos

É importante destacar, portanto, que técnicas de higienização das mãos devem ser realizadas com produtos de eficácia comprovada, obedecendo uma sequência lógica e sistemática que pode variar de acordo com o objetivo ao qual se destinam.

Entenda alguns fatores relacionados à antissepsia cirúrgica das mãos para a prevenção de infecções do sítio cirúrgico:

A antissepsia cirúrgica das mãos visa prevenir as infecções do sítio cirúrgico, contribuindo para a diminuição de morbimortalidade pós-operatória e o aumento dos custos hospitalares. A higienização das mãos a partir de preparações alcoólicas tem sido recomendada pelo OMS e pelo Centers for Desease Control and Prevention (CDC) como alternativa aos produtos tradicionais utilizados, como a clorexidina (CHG) e polivinilpirrolidona iodo (PVPI) aplicados com esponja e escova, apesar da OMS não recomendar o uso de escovas para esta finalidade devido ao seu efeito abrasivo.

Destacamos que produtos à base de álcool para a antissepsia cirúrgica das mãos são eficaz na remoção dos microrganismos Gram-positivos e Gram-negativos, inclusive os multirresistentes, fungos e vírus.

Além disso, as preparações alcoólicas para a higienização das mãos apresentam como vantagem o menor tempo de aplicação/contato em relação aos produtos tradicionais devido ao seu rápido efeito antimicrobiano. Como isso contribui para o sítio cirúrgico? Otimizando o tempo dos profissionais e recursos hospitalares, como: economia de água e redução de resíduos (descartes de escovas, por exemplo).

antissepsia-cirurgica-das-maos

 

Indicações para uma antissepsia cirúrgica das mãos eficaz

 

É indicado que determinadas soluções alcoólicas para a higienização das mãos em sítio cirúrgico devem conter na sua formulação álcool etílico a 70% e emolientes e hidratantes não alergênicos para não causar danos e manter a integridade da pele dos profissionais.

Como avaliar a qualidade de tais soluções: quando esta se mostra eficaz no processo de eliminação dos microrganismos sem deixar a sensação de pele pegajosa ou ressecada, mas uma pele limpa, íntegra, hidratada e confortável para realizar o procedimento cirúrgico com segurança.

Deseja saber mais sobre produtos relacionados à antissepsia cirúrgica das mãos com álcool? Entre em contato conosco ou conheça a linha de Antisséptico Instantâneo Surgical Scrub Purell.

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos ou mande novas sugestões para a CNPH, pois ficaremos felizes em escrever novos conteúdos relacionados à área da saúde para você.

Siga-nos nas redes sociais. 😉

 

Artigo publicado no dia 12 de abril, pela Enfermeira Jeane A. G. Bronzatti – Secretaria da Comissão de Estudo da ABNT: Esterilização de Produtos para Saúde (CE-26:090.07).

Categoria:Área da Saúde

CNPH

Presente no segmento médico-hospitalar desde 1994, a CNPH oferece a seus clientes produtos e serviços de alta performance, tecnologia, inovação e conceito, tendo como objetivo o auxílio de profissionais de diversas áreas da saúde, na escolha de produtos e equipamentos necessários para o atendimento do paciente com total segurança.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CNPH

Cadastre seu e-mail para receber as nossas novidades.

EnglishPortuguês