Conscientização da higienização das mãos dos profissionais da saúde




A OMS TRABALHANDO NA CONSCIENTIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Por • 13 de Julho de 2017 • Sem Comentários

A infecção hospitalar pode ocorrer durante o período de hospitalização do paciente ou após a alta. É o mais frequente evento adverso relacionado à assistência à saúde, que pode ser facilmente evitado com a higienização das mãos dos profissionais da saúde.

Os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que anualmente muitos pacientes (milhões) em todo o mundo são afetados por infecções, que resultam em internações prolongadas, gerando incapacitações a longo prazo, aumento da resistência dos microrganismos e antimicrobianos, altos custos do tratamento para os pacientes e familiares, custos adicionais para os sistemas de saúde, e até mesmo mortes desnecessárias.

Durante anos os antimicrobianos foram largamente utilizados no combate às infecções, até que surgiram espécies de microrganismos resistentes a este potente recurso, preocupando assim as autoridades sanitárias e organizações de saúde em todo mundo.

Se atualmente estamos vivendo a era da resistência microbiana, quais os recursos disponíveis para utilizarmos?

Uma das formas mais simples de se evitar os riscos de transmissão de infecções é a higienização das mãos dos profissionais da saúde. Acompanhe!

Higienização das Mãos dos profissionais da saúde

Práticas de Higienização das Mãos dos profissionais da saúde

A OMS vem estimulando a melhoria das práticas de higiene das mãos em serviços de saúde para combater a resistência microbiana aos antimicrobianos.

Embora a higienização das mãos dos profissionais da saúde seja a medida mais importante e reconhecida há muitos anos na prevenção e controle das infecções nos serviços de saúde, incluindo aquelas provocadas por microrganismos multirresistentes, promovendo a segurança dos pacientes, profissionais e usuários dos serviços de saúde, colocá-la em prática ainda é um desafio.

Estudos sobre o tema avaliam que a adesão dos profissionais à prática da higiene das mãos de forma constante e na rotina diária ainda é insuficiente.

Higienização das Mãos dos profissionais da saúde

Como aumentar a realização correta da técnica de higienização das mãos?

Este ano (2017) em mais uma ação educativa e de conscientização dos profissionais da saúde, a OMS lançou a campanha com o slogan “A luta contra a resistência microbiana está em suas mãos”.

Comemorada no último dia 05/05/2017, buscando desta forma aumentar a adesão dos profissionais de saúde e a realização correta desta técnica ao prestar assistência aos pacientes e assim reduzir os riscos de transmissão de infecções relacionadas à assistência à saúde.

“Profissionais da saúde abracem esta causa, afinal vocês escolheram para si a função de cuidar da saúde e da vida do outro. Cuide com segurança! Higienize as mãos!”

Você viu como é importante a Higienização das Mãos? Saiba mais sobre este assunto clique aqui.

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos ou mande novas sugestões para a CNPH, pois ficaremos felizes em escrever novos conteúdos relacionados à área da saúde para você.

Siga-nos nas redes sociais. 😉

Artigo publicado pela Enfermeira Jeane A. G. Bronzatti – Secretaria da Comissão de Estudo da ABNT: Esterilização de Produtos para Saúde (CE-26:090.07).

Categoria:Sem categoria

CNPH

Presente no segmento médico-hospitalar desde 1994, a CNPH oferece a seus clientes produtos e serviços de alta performance, tecnologia, inovação e conceito, tendo como objetivo o auxílio de profissionais de diversas áreas da saúde, na escolha de produtos e equipamentos necessários para o atendimento do paciente com total segurança.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

EnglishPortuguês